“Uma das coisas mais importantes que deve fazer imediatamente após acordar é sair e expor a sua pele à luz solar natural” durante cerca de 30 a 45 minutos, afirma a médica Deborah Lee, da Farmácia Online Dr. Fox, em declarações exclusivas ao jornal Daily Express. Segundo a especialista, pode “trazer benefícios ao nível da saúde para o resto da vida”.
A exposição à luz solar “deve acontecer uma hora depois de sair da cama”. “O sol é menos intenso no início da manhã do que ao final do dia”, elucida Deborah Lee, que recomenda o uso de protetor solar, mas não o de óculos escuros. “A luz natural deve atingir a parte de trás dos olhos”, diz ainda a médica.
Este hábito pode ajudar a manter o relógio biológico a funcionar na perfeição, regulando o sono e até diminuindo o risco da doença de Alzheimer. “Os processos metabólicos e fisiológicos do corpo são dirigidos pelos seus ritmos circadianos, o relógio biológico natural do corpo”, começa por explicar. Trata-se de “um grupo especializado de células chamado núcleo supraquiasmático (NSQ), que está situado no hipotálamo, atrás dos olhos, na base do cérebro”. Para trabalhar de forma eficiente, “O NSQ precisa de perceber perfeitamente a diferença entre o dia e a noite. O NSQ é o principal pacemaker central do corpo – mas, surpreendentemente, também comunica com os relógios celulares de todas as outras células e tecidos do corpo”.
“Quando estamos a dormir, o cérebro e o corpo estão longe de estar inativos. Há uma série de processos metabólicos a entrar em ação”, acrescenta Deborah.